CURRICULUM - Nélio Bezerra Torres

NÉLIO TORRES, compositor, cantador, educador, pesquisador, produtor, contador de história, mestre do Cavalo Marinho da Paraíba, de Bayeux, e do Boi dos Cajueiros, de Itaipuaçu, Maricá, RJ, natural de João Pessoa (PB), radicado em Vitória, ES, no endereço: Rua Dr. Antônio Basílio, 1013, Ap. 103 - A, Ed. Praia de Piatã, Jardim da Penha, Cep: 29060-390. Telefone/residência: (27) 3376-7814, Cel: (27) 8151-9806.

Desde cedo conviveu com a música. Ainda quando criança escutava o seu avô a tocar realejo, em Mata Redonda, distrito de Alhandra, e o seu tio Petrônio, violão em Santa Rita, na Paraíba, causando uma grande admiração pela música. Seu Pai, o Vereador MÁRIO TORRES, nos finais dos anos 50/60, foi durante alguns anos, PRESIDENTE da Federação Carnavalesca - "Com um trabalho muito positivo, e dando ordenamento jurídico as diversas agremiações, numa política de conciliações, evitando as tradicionais brigas" - (Wills Leal, Cineasta, autor do livro "Nos tempo do Lança-perfume").

Morou de 1977 à 1979 em Catolé do Rocha (PB), de 1979 à 1987 em Recife/Olinda (PE), onde cursou o Conservatório Pernambucano de Música, tendo como professores José Gomes e HENRIQUE ANNES (Compositor e violonista Pernambucano), onde realizou diversos Shows.

De 1987 à setembro de 2007, morou no Rio de Janeiro, onde fez o curso básico de música na Escola Villa Lobos; realizou vários Shows, ganhou prêmios e gravou seus discos independentes.

Em outubro de 2007 retorna a João Pessoa (PB), onde fixa residência, até Janeiro de 2011. Realizou diversos eventos com o BOI DOS CAJUEIROS, pesquisou a Cultura Indígena e foi convidado para ser o MESTRE do CAVALO MARINHO DA PARAÍBA.
Nos anos 80, Participou do I FLAAC (I Festival Latino Americano de Cultura), em Brasíla (DF); e do I Encontro da Cultura e Juventude, na Barra do Jucu, em Vila Velha (ES). O período em que morou no Rio de Janeiro foi o da sua maior produção, aonde lançou seu primeiro disco em 1990, intitulado "TAMBAU".

Participou do programa Canta Conto com a apresentadora Bia Bedran na TV Educativa RJ; do Programa Daniel Azulay na TV Bandeirantes; dos Projetos Palco Sobre Rodas, Parques e Jardins, e Parque das Ruínas, da Prefeitura municipal do Rio de Janeiro.

Em 2000 lançou o CD "EM BUSCA DA INFÂNCIA ENCANTADA", no SESC TIJUCA RJ, com a participação especial de BIA BEDRAN.

Em 2001 lançou o CD "CANTO NOVO", com a participação especial de Chiquinha do Acordeon, no RJ.

Em 2002 compôs e cantou ao vivo as músicas da peça "O CASAMENTO SUSPEITOSO", de Ariano Suassuna, com direção geral de Niette de Lima, em temporada de sucesso, no Espaço Cultural Santa Rosa de Lima, Botafogo (RJ).

Em 2003 lançou na Rádio MEC - AM / RJ, no Programa "Foleviola", do apresentador e pesquisador Adelson Alves, o 4º CD, intitulado "JARDIM DAS CANÇÕES", e também realizando um grande Show no Museu da República, Catete (RJ).

Em 2004 participou da III Bienal do livro de Maricá, no Rio de Janeiro, com o Show Infantil "EM BUSCA DA INFÂNCIA ENCANTADA", e também no Teatro Santa Rosa de Lima, em Botafogo (RJ), e no Teatro Santa Roza, em João Pessoa (PB).

Em 2005 lançou em João Pessoa (PB), no Mag Shopping, o CD "Jardim das Canções.
Ainda em 2005, é o Mestre fundador do BOI DOS CAJUEIROS, na comunidade Portal dos Cajueiros, em Itaipuaçu, Maricá (RJ), com diversas apresentações na região, e em Araruama (RJ), onde recebeu uma "MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES", da Câmara Municipal de Araruama, pelo seu trabalho com a música e o folclore brasileiro.

Em 2006, participou do Programa "ATITUDE.COM", na TV Educativa RJ, e do IV Encontro dos Violeiros, na Festa da semente, em Ribeirão Preto (SP).
Em 2007, com o Boi dos Cajueiros, recebeu o PRÊMIO CULTURAS POPULARES, do Ministério da Cultura / MinC.

Em 2008, realizou o evento: "De todas as Tribos", todo último sábado de cada mês, na Praça Antenor Navarro, João Pessoa (PB).

Ainda em 2008 funda a Associação Cultural Balaio Nordeste, juntamente com Joana Alves, que é eleita presidente e Nélio o Vice-presidente.
Lançou o vídeo "Dança do Toré", dos Potiguaras, no Casarão 34, sob sua direção e produção.

Ainda em 2008, participou com o Boi dos Cajueiros do IV ENCONTRO MESTRES DO MUNDO, e do III Seminário Nacional das Culturas Populares, em Juazeiro do Norte e no Crato, realizado pelo MinC e Secult do Estado do Ceará.

Em 2009, com o Boi dos Cajueiros, participou do Projeto: CAMINHOS DO FRIO - Rota Cultural, em Pilões (PB).

Ainda em 2009, participou do CIRCUITO DAS PRAÇAS, com o Boi dos Cajueiros, na Praça do Caju, no Bessa, em João Pessoa (PB). Realização: Funjope.

Produziu, dirigiu e lançou o Vídeo "XUCURU-CARIRI", de Palmeira dos Índios (AL), no Evento"Cinema, Música e Poesia", no Casarão 34, juntamente com Carne da Palavra, de Pedro Osmar, com intervenções poéticas e musicais.

Finalizando o ano de 2009, participou do Projeto Cultural na "CASA DOS CORDÉIS", em Guarulhos (SP), lançando os vídeos: "Dança do Toré" e "Xucuru-Cariri", com intervenções poéticas e musicais.

Em 2010, continuou o projeto de lançamento dos vídeos acima, no Espraiado e na Roda Literária, da BARRACA DAS LETRAS e CIA VIDA DE TEATRO E DANÇA, em Maricá, no Rio de Janeiro.

Participou com o CAVALO MARINHO DA PARAIBA, do Circuito das Praças, da Funjope, na Feirinha de Tambau, e na Praça do Caju, no Bessa, em João Pessoa (PB).

Ainda em 2010, participou da II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA, em Brasília (DF), apresentando-se no Palco Waly Salomão, no gramado da Sala FUNARTE; e na CASA DA CULTURA, em Maricá (RJ), com o violeiro Cristiano Oliveira.

NÉLIO TORRES, e os Índios XUCURU-CARIRI e CARIRI-XOCÓ, realizaram uma apresentação no auditório da ESTAÇÃO CIÊNCIA, no Cabo Branco, em João Pessoa (PB), em comemoração a semana do índio, no dia 17 de abril de 2010.

Nélio Torres participou do ATO / PROTESTO E PASSEATA, contra a Hidrelétrica de Belo Monte (PA), da Candelária à Cinelândia, no Rio de Janeiro, dia 14.05.2010, às 17h, cantando a música "TERRA FERIDA".

Mestre Nélio Torres participou com o CAVALO MARINHO DA PARAÍBA, do XIII FENART (FESTIVAL NACIONAL DE ARTE) , no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa (PB), no dia 29 de maio de 2010. Realização: Governo da Paraíba / FUNESC.

Nélio Torres e o Cavalo Marinho da Paraíba, participam do Projeto: CAMINHOS DO FRIO - ROTA CULTURAL, dias: 21.08.2010 e 28.08.2010, em Alagoa Nova e Alagoa Grande, respectivamente. Realização: Prefeituras do Brejo Paraibano e SEBRAE.

Nélio Torres participa com apresentação musical, na abertura da exposição: "CELEBRANDO O CAVALO MARINHO DA PARAÍBA", de 03 de agosto de 2010 à 03 de setembro de 2010, no Casarão dos Azulejos, na Sub-secretaria Estadual de Cultura da Paraíba.

Nélio Torres participa, com apresentação musical, no Encontro de Filosofia e Ciências Sociais, no Campus Universitário de Rio Tinto, na Paraíba, dia 25 de agosto de 2010.
O JORNAL CORREIO DA PARAÍBA, edição de 02 de setembro de 2010, publica uma reportagem especial, à respeito de toda a sua criação, produção, projetos e trabalhos musicais/culturais.

"O Centro de Tradições do Cavalo Marinho da Paraíba", ganhou o SELO PRÊMIO CULTURA VIVA - 3ª edição, idealizado pelo MinC, com coordenação Técnica do CENPEC(centro de estudos e pesquisas em educação, cultura e ação comunitária), e com Patrocínio da Petrobrás, em setembro/2010, com José Bento na Coordenação e NÉLIO TORRES Mestre, diretor artístico e musical do Cavalo Marinho da Paraíba.

NÉLIO TORRES é o convidado especial da BARRACA DAS LETRAS, na Sala de Leitura, em Maricá (RJ), dia 22 de outubro de 2010, às 18h. Realização: Barraca das Letras e Cia Vida de Teatro e Dança NÉLIO TORRES participou do programa infantil da Rádio Maluca, do Zé Zuca, no auditório da Rádio Nacional, Pça Mauá, no Rio de Janeiro (RJ), em 23 de outubro de 2010.

NÉLIO TORRES participou das Noites Autorais do CLUBE CAIUBI DE COMPOSITORES, no BAGAÇA BOTEQUIM, na Lapa, em São Paulo (SP), e no BAR TÔ DENTRO, na Lapa, no Rio de Janeiro (RJ), dias 25 e 27 de outubro de 2010, respectivamente. A música "ALMA TRANSPARENTE" de Nélio Torres é DESTACADA no CLUBE CAIUBI DE COMPOSITORES, em Outubro/2010.

NÉLIO TORRES e o CAVALO MARINHO DA PARAÍBA, participam do Projeto ENCONTRO DE RAIZ, no SESC CENTRO CAMPINA GRANDE, na Parayba, no dia 08 de Dezembro de 2010, na Praça da Bandeira.

MESTRE NÉLIO TORRES e o CAVALO MARINHO DA PARAÍBA, participaram do Projeto Circuito das Praças, FUNJOPE, Parayba, no dia 25 de DEZEMBRO de 2010, na Praça Augusto Crispim, no Bairro dos Ipês, onde realizaram o AUTO-NATALINO do Cavalo Marinho.

Em 2011


NÉLIO TORRES E SUA FAMÍLIA MUDAM-SE PARA VITÓRIA (ES), EM JANEIRO.
NÉLIO TORRES e o BOI DOS CAJUEIROS, participam com uma apresentação do Bloco Rival s/Rival, em homenagem ao compositor MOACIR LUZ, no TEATRO RIVAL, Cinelândia, Rio de Janeiro, no dia 04.03.2011.

NÉLIO TORRES, participou de evento, produzido pelo Teatro Itinerante, no dia Internacional do Teatro, e do dia Nacional do Circo, na LAPA, no RIO DE JANEIRO - RJ, dia 27 de março de 2011.

NÉLIO TORRES É SELECIONADO no EDITAL 2011, DO PROJETO: "MUSIVAMENTANDO - PAPO DE COMPOSITOR", DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES), em ABRIL/2011.

NÉLIO TORRES, participou da inauguração do ESPAÇO LITERÁRIO em Maricá (RJ), no dia 29.04.2011, às 18hs. Realização: Barraca das Letras e GAM (grupo de artistas de Maricá).

A MÚSICA "NOS OITO PÉS DE QUADRÃO" DE NÉLIO TORRES e JARLENE MARIA, FOI DESTACADA no CLUBE CAIUBI DE COMPOSITORES, em JUNHO/2011.

NÉLIO TORRES FOI SELECIONADO no "V FESTIVAL PRATO DA CASA", do Programa Bandejão, da Rádio FM UNIVERSITÁRIA 104,7, da UFES, VITÓRIA (ES), em JULHO/2011.
A MÚSICA "INVISÍVEL FIO" de NÉLIO TORRES e NITA PASINI, FOI DESTACADA no CLUBE CAPIXABA DE ARTES E CULTURA (CCAC), em AGOSTO/2011.

NÉLIO TORRES POSTOU NO YOUTUBE O CLIPE ZUMBIDOS, SET/2011.
NÉLIO TORRES APRESENTOU-SE NO CLUBE CAIUBI, NA LAPA (SP), EM OUT/2011.
ESCOLA RENASCER realiza SHOW no dia 13 de OUTUBRO de 2011, e CONVIDA NÉLIO TORRES para apresentar a sua Contação de História, com o seu TEATRO DE FANTOCHES.
NÉLIO TORRES é Convidado a participar da Semana do Livro, no dia 24 de outubro de 2011, às 12h:00, realizado pela Biblioteca Pública Municipal de Vitória - ES, da Secretaria Municipal de Cultura.

NÉLIO TORRES participou do Projeto: MUSIVAMENTANDO - "PAPO DE COMPOSITOR", da UFES, dia 01.11.11, às 20hs, no Auditório do CEMUNI IV, do Centro de artes, com seus convidados, Giba Nascimento - Violão de 12 cordas, violão e arranjos, e Marcelo Seixas na percussão.

NÉLIO TORRES é um dos Vencedores do "V FESTIVAL PRATO DA CASA", do Programa Bandejão, da FM Universitáira 104,7, e apresentou-se no dia 12.11.2011, às 19h:30, no Estacionamento do Centro de Artes, ao lado do Teatro Universitário.

NÉLIO TORRES participou do Projeto: "SEGUNDAS INTENÇÕES", no Bar Armazém da Prainha, em Vila Velha (ES), dias: 14.11, 28.11 e 12.12.2011, à partir das 19h:30. Realização: Clube Capixaba de Artes e Cultura.

NÉLIO TORRES participou do Projeto: "MARICÁ MOSTRA CULTURA", dia 18.12.2011, na Praça Orlando de Barros Pimentel. Realização: Prefeitura Municipal de Maricá e da Secretaria de Cultura, na gestão do Secretário Ricardo Cravo Albin.


Ano de 2012

NÉLIO TORRES participou do Projeto: "SEGUNDAS INTENÇÕES" e "JANELA CAPIXABA", no Bar Armazém da Prainha, em Vila Velha (ES), todas as segundas-feiras. Realização: Clube Capixaba de Artes e Cultura e Programa Janela Capixaba.

NÉLIO TORRES participou do Projeto: "JANELA CAPIXABA - ENCONTROS CULTURAIS", dias 25 de janeiro e 15 de fevereiro de 2012, no Theatro Carlos Gomes, Vitória (ES). Realização: Clube Capixaba de Artes e Cultura e Programa Janela Capixaba. Apoio: Secult / ES.

NÉLIO TORRES é o convidado especial da Produtora France da Matta, em projeto aos domingos à tarde na "CASA DOS CORDÉIS", Gopauva - Guarulhos (SP), dia 04 de março de 2012, às 16hs, com a participação do parceiro e arranjador Giba Nascimento. Realização: ICCC (Instituto Cultural Casa dos Cordeis).

Revista WEEKEND, edição março/2012, de Guarulhos (SP), faz matéria dando destaque ao Show de Nélio Torres, na Casa dos Cordéis.

A Música LÁPIS DE COR, em parceria com Flávio Nascimento e Valente Junior, é DESTACADA, no Clube Caiubi de Compositores, em Março/2012.
NÉLIO TORRES participou do Projeto: "SEGUNDAS INTENÇÕES", dia 12 de março de 2012, no Armazém da Prainha, em Vila Velha (ES). Realização: Clube Capixaba de Artes e Cultura e Programa Janela Capixaba.

NÉLIO TORRES é Convidado para apresentar o seu TEATRO DE FANTOCHES, em homenagem a Monteiro Lobato, na Biblioteca Municipal de Vitória na FAFI, ES, Março / 2012.

Em 19 de agosto o Jornal a UNIÃO da Parayba, lhe prestou uma grande homenagem, publicando no 2º Caderno, uma reportagem sobre os seus 30 anos de trabalhos musicais e culturais.

NÉLIO TORRES é Convidado do CCAC (Clube Capixaba de Artes e Cultura), e realiza o pré-lançamento do CD ZUMBIDOS, no III FESTIVAL CULTURAL E GASTRONÔMICO DE SANTA TERESA, ES, com o financiamento do Projeto MOVERE.me, dá qual obteve o sucesso pela meta alcansada.

Também através do Convite do CCAC (Clube Capixaba de Artes e Cultura), realizou a apresentação: NÉLIO TORRES CELEBRANDO O CAVALO MARINHO DA PARAÍBA, contemplado pelo Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do MinC, no III FESTIVAL CULTURAL E GASTRONÔMICO DE SANTA TERESA, ES. Coordenação: Baobá Design e marketing; Apoios: Prefeitura Municipal de Santa Teresa, ES; CCAC; IMA (Instituto Marlin Azul); FIORE; ESFA, em Setembro/2012.

No dia 27 de setembro de 2012, NÉLIO TORRES ganhou a Comenda MESTRE ÁLVARO, do Projeto: Quintas CULT, no Shopping Mestre Álvaro, com promoção conjunta da Academia de Letras e Artes da Serra, ALEAS e do Clube dos Poetas Trovadores Capixabas, CTC. Apoios: Conselho Municipal de Cultura; da Secretaria Municipal de Turismo Cultura e Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal da Serra; e dos Jornais Tempo Novo e Jornal da Serra. Patrocínio do Shopping Mestre Álvaro.

Ainda no dia 27 de setembro, NÉLIO TORRES, apresenta o show Infantil: "EM BUSCA DA INFÂNCIA ENCANTADA", acompanhado do Flautista: Wallace Menezes, e nos fantoches Daniel Torres, dentro do Projeto: VIAGEM PELA LITERATURA, da Biblioteca Municipal, às 09h:00 e 15h:00, no Parque Moscoso, em Vitória, ES, da Prefeitura Municipal.

Dia 11 de outubro de 2012, realizou a apresentação: "NÉLIO TORRES CELEBRANDO O CAVALO MARINHO DA PARAÍBA", no Projeto JANELA CAPIXABA Encontros Culturais - Conexão Espírito Santo Nordeste, no THEATRO CARLOS GOMES, Vitória. Realização: Programa Janela Capixaba, CCAC (Clube Capixaba de artes e cultura). Apoio cultural: Rádio América AM 690; OMB (Ordem dos Músicos do Brasil - ES); Fames; Secretaria da Cultura, Governo do Espírito Santo; Lei Rubem Braga, e outras parcerias.

Ano de 2013

O Centro de Tradições Populares do Cavalo Marinho da Paraíba, realizou grande Sucesso, um Cortejo e Apresentação, no dia 10 de fevereiro, do Busto de Tamandaré até a Feirinha de Tambau, às 18h:00, em João Pessoa, Parayba.

NÉLIO TORRES é indicado e convidado a participar da Conferência Nacional da IOV(Orgão internacioanl de folclore e artes populares, que mantém relações oficiais com a UNESCO) Brasil, em São Bernardo do Campo (SP), onde lançou o 6º CD autoral "ZUMBIDOS", no Coquetel de abertura, em Santo André (SP), com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo. Realização: IOV Brasil. Durante a Conferência que aconteceu do dia 22 à 24 de fevereiro, Nélio Torres é OUTORGADO, como SECRETÁRIO IOV do ESTADO do ESPÍRITO SANTO.
NÉLIO TORRES apresentou-se no SARAU DO CASTELO HANSSEN, em Guarulhos (SP), na Casa dos Cordéis, no dia 24 de fevereiro.

NÉLIO TORRES foi convidado a dar uma aula/palestra sobre o CAVALO MARINHO DA PARAÍBA, no Departamento de Educação Física, Matéria: Fundamentos da Dança, na UFES, dia 06 de março.

Vitória (ES), 20 de março de 2013


NÉLIO TORRES